Carregando Post...

Aprenda a fotografar silhuetas com uma DSLR ou um celular

Se você adora belas imagens de silhuetas, com forte iluminação ao fundo, saiba que captá-las pode ser mais fácil do que você imagina, seja com uma poderosa câmera DSLR ou com seu celular. O processo é fácil e pode ser feito por um fotógrafo iniciante. Confira as dicas. 

Horário ideal


O melhor momento para abusar da luz do sol é no final da tarde, por volta das 17h. No entanto, é possível registrar silhuetas mesmo quando a luz está um pouco difusa (com o tempo nublado) ou com iluminação artificial. A regra básica é que a fonte de luz precisa estar atrás do objeto fotografado, ou seja, produzindo um contraluz.

Câmeras DSLR

Ao utilizar uma câmera digital DSLR (ou uma câmera que tenha opções manuais, seja ela compacta ou analógica), é indicado a seguinte configuração.

  • ISO: médio, por volta de 400 - ou mais baixo, com 100 ou 200, para iluminações fortes

  • Velocidade: alta  - 1/800

  • Abertura: f/5.6



Essa regulagem pode ser usada como a base inicial para você realizar seus testes, podendo alterar os valores perto disso para obter um bom resultado. Dessa forma, poderá evidenciar o fundo iluminado e deixar o objeto bem marcado na imagem, como no exemplo abaixo.



Celular

É possível obter ótimas fotos de silhueta usando também a câmera de seu smartphone, mesmo que o aplicativo não tenha opção de configuração manual. O efeito é possível graças a uma funcionalidade cada vez mais comum dos aparelhos, que é a possibilidade de selecionar qual é o ponto focal da imagem.

Com a interface da câmera aberta, você pode tocar na parte do enquadramento que deseja que fique em foco. Dessa forma, você consegue alterar a fotometria, ou seja, a regulagem de abertura, velocidade e ISO para a imagem - possibilitando assim as fotos de silhueta.



Novamente, escolha um cenário bem iluminado e posicione a pessoa ou o objeto desejado em frente a luz (seja do sol ou artificial). Em seguida, toque a tela no ponto mais iluminado, ou seja, no plano de fundo do enquadramento.

Imediatamente, você vai notar que a silhueta vai se formar, com a fotometria priorizando o ponto mais iluminado da foto, aumentando a velocidade da captura de imagem e deixando seu objeto principal totalmente escuro, exibindo apenas o contorno.

Comentários

Deixe um Comentário

Posts Recentes

23/Fevereiro/2017

Voluntários Recolhem 1,2...

23/Fevereiro/2017

ACATMAR - ASSOCIAÇÃO...

31/Outubro/2016

Sony A6500 faz a...


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

Escreva para nós, vamos trocar algumas ideias!

Telefone

(11) 94143-8589

Email

contato@take8.com.br

Localização

Av. Braz Leme, Santana, São Paulo - São Paulo